III - Ócio mental

Como eu adoraria que viesse um tema pronto, só por hoje. A falta de inspiração está em alta. Então vou falar sobre isso. Engraçado que cada vez que passo uma ruela esquecida no centro da cidade, antes de dormir, ou entrando no banho, aparecem sem explicação nenhuma textos, discursos inteiros, completos, até mesmo maravilhosos, prontos para serem escritos. A sensação que me dá é que eles chegam tão prontos que seria só tirá-los cuidadosamente com uma forma da cabeça. Mas passam-se alguns minutos e nem lembraças são mais. Nem soam tão perfeitos. É triste. Você se senta para escrever. Tanto a falar com o mundo, discutir o momento do futebol, a última lambança do nosso governo querido, tinha tiradas maléficas e que qualquer um diria (Sensacional!) e, de repente, elas não estão mais lá. A imaginação aflora em momentos propícios, mas não à escrita, senão ao seu bem estar. Duvida?
Nas ocasiões em que as histórias fantásticas vêm à tona, repare que seu corpo quase sempre está condicionado a uma atividade, no mínimo, prazerosa. Andar por uma rua, distraidamente, com a cabeça submersa em pensamentos. Ou momentos antes de dormir - ninguém consegue ter as famosas "viagens pré-dormência" quando se está morto de sono, e sim, quando vai se deitar tranqüilmente e ainda dispõe de alguns momentos a sós com a imaginação. Outro fator comum é o ócio durante tais atividades. Exigem pouco esforço mental (andar, esperar cair no sono...), e, só digo isso por causa do paradoxo que isso propõe. Uma alta carga imaginativa seria conseqüencia dos momentos de ócio mental?
nota e revisão do autor: vou indo dormir! Como queria ter um notebook!

5 comentários:

Anônimo disse...

Isso também acontece comigo. Aliás, o principal motivo que me faz criar blogs repentinamente é este: tetos incríveis que vêm à cabeça em determinados momentos. Por outro lado, apago esses blogs com a mesma rapidez que os crio. Razão? Bom, é que sinto-me frustrado quando o texto que digito não tem absolutamente nada a ver com o que eu havia pensado.

Valdir Souza disse...

Eu "resolvi" esse problema espalhando um monte de blocos de papel pela casa. Sempre há um bloco + caneta a minha disposição. O problema é quando você está "lá fora"...haja espaço na memória do celular!!!

Líviaaa disse...

Eu tbm quero um notebook... mas não dá pra escrever andando de bicicleta, dá? Pois eu penso mais assim...

Líviaaa disse...

A proposito... está atualizado... tenho escrito quase todos os dias...até mais de uma vez...

Unknown disse...

Apoio total ao renato, tanto que o que eu ia dizer se tornaria merament repetitivo, em fim, a mesma sensação.
(E falta de inspiração)