X - Estímulos à Subversão da Ordem Social

Parece sacanagem: em pleno ano de 2008 um juiz proíbe a venda de dois jogos em cenário nacional. Tá certo que nem é notícia nova mais, mas eu fico inconformado com a situação. E entre os diversos fatores da revolta, o primeiro deles é a censura à – já discriminada – indústria de jogos. Tudo por que subverteriam a ordem social. “Tem gente com uma visão muito superficial da coisa...”, já dizia Matias (é, o da Tropa de Elite)...

Aliás, por falar em Tropa de Elite, com uma mente medíocre assim, por que não censurar o filme? Talvez devêssemos fazer cortes brutos nos cinemas, telenovelas (pornografia em horário nobre!), telejornais (e hoje vi um maluco pelas ruas de Belém do Pará disparando, SIM, DISPARANDO, NA VIDA REAL por aí). Há muita diferença no conteúdo? Na mensagem? Na subversão da ordem social?

E o imbecil do juiz, ainda por cima, tão sem critério que é, vetou apenas dois jogos, Counter Strike e Everquest. Além de serem jogos antigos, existem milhares de clones desses jogos, e alguns mais avançados em inteligência artificial e até mesmo mais violentos. Ou as palavras certas seriam subversivos sociais?

Talvez a dona Maria, muito beata que é, reclame da violência em certos jogos. Toda mãe, espero e acredito, se preocupa com o que o filho vê/ouve/interage/etc. E se a dona Maria não quer que seu filho jogue Counter Strike ou Everquest, ela que o proíba. Mas ela que não subverta a liberdade de expressão e nem do poder de compra.

A imoralidade da história toda fica por conta de privar consumidores de comprar produtos e no fato de que ainda ocorra censura em plena democracia. Ora! Seja uma música, uma revista, um filme ou um jogo, todos possuem indicação de conteúdo e é adequado a determinado público.

Fora a explendorosa desculpa de que tais jogos seriam “estímulos à subversão da ordem social”. Ora, meu caro amigo juiz Carlos Alberto Simões de Tomaz, se for assim, vamos proibir as crianças de brincarem de polícia e ladrão nas escolas também. Subversão social é o sistema judiciário do Brasil que faz.

11 comentários:

Carlos Maestre disse...

Não ia colocar isso no texto, mas...
Aí, xará, pega a subversividade e enfia no cu!

Carlos Maestre disse...

"- Que que eu faço com esse juiz que quer aparecer?
- Bota na conta do Papa!"

Anônimo disse...

na minha opiniao
nao vai adiantar de nada o que esse juiz fez.
aposto que o filho dele pediu para comprar um desses jogos e ele negou.
ta certo que vai cair venda
mas o cara vai jogar isso em uma lan house
ou consegue uma versao pirata para usar em casa
e como voce falou: ja tem outros jogos muito melhores, com gráficos muito mais realistas e com muito mais violencia mas que ainda nao cairam na midia.
o juiz tem que preocupar menos com jogos violentos e fazer alguma coisa para que os jovens passem mais tempo na escola se divertindo e nao fazendo merda na rua.

Carlos Maestre disse...

Que venda? Jogos de pc é na pirataria! Um ou outro mais fanático por jogo x... Tipo, eu comprarei Starcraft original quando sobrar dinheiro! Mas até lá...

Valdir Souza disse...

E aquele man hunt nao sei o que mais.. que tem jeito de matar as pessoas com requintes de crueldade.. muito mais exagerado do que esses jogos!!! É como proibir a bebida alcoolica pq causa acidentes de carro, proibir RPG porque mata as pessoas (!!!), proibir rave pq a galera usa ecstasy nas festas... É paliativo pra falar que está fazendo algo, seu juíz!!!

O lance é que a discussão vai além, não adianta sair proibindo sem conversa.

Francisco Sousa Costa disse...

"de-me violencia, fast food, programas sem qualidade, eu posso pagar, eu tenho dinheiro"
Calvin (de Calvin & Haroldo)

Francisco Sousa Costa disse...

cara, isso e um absurdo, querer censurar, tirar o meu direito de escolher o q e bom pra mim, enfim tirar a liberdade...num ato estupido de barrar um entre milhares de jogos com violencia, e q como ja dito, ja esta a tempos no mercado. Se fosse causar algum estrago, ja teria causado. Sera q ele pensa, que ainda pode acontecer algo parecido com o ocorrido nos EUA (doom), o q tmb naum passou de uma hipocrisia culpar um jogo, qdo eles vivem em uma sociedade que discrima, faz brincadeiras q saum verdadeiras humilhacoes, qdo naum coisas piores, na verdade naum sei como naum acontece com mais frequencia... voltando ao nosso caso, o jeito e incentivar a pirataria e jogar em casa...

Unknown disse...

Simplismente ridículo isso..¬¬..
como muitos ai já falaram, em termo de violência em jogos, o Counter Strike e principalmente o Everquest, não são nem a ponta do IceBerg..eles são light em comparação a outros como o GTA por exemplo que abrange diversos tipos de violência além do uso de armas de fogo e tal..foi uma tremenda falta de critério e puro oportunismo para se promover desse Juiz..pelo menos é essa a minha opinião

Gabz disse...

realmente, é revoltante pensar que juizes que deveriam ter tanto com oq se preocupar, percam seu tempo proibindo ou desproibindo jogos de serem vendidos.
se existe algo subversivo que deve ser proibido, é a revoltante realidade desse pais, que está indo de mal a pior, e que nunca vai ser exemplo para uma melhoria futura.

adorei o seu blog, as suas idéias...
vou te linkar tudo bem ?

Anônimo disse...

Sabe o que é isso?
Vontade de aparecer e ter o nome citado no JN.
Nada mais.

PS: Eu ainda não vi Tropa de Elite.
PPS: Foda-se!

Bruce De Battisti disse...

para Galuzzi

Então somos dois!