VI - Átomos e o Milagre da Vida

Para começar, para que você esteja aqui e agora, trilhões de átomos deslizantes tiveram que de alguma forma se juntar de uma maneira intrincada e intrigantemente generosa para te criar. É um arranjo tãããão especializado e peculiar que nunca foi testado antes e apenas existirá desta vez. Pelos próximos muitos anos nós esperamos que essas pequenas partículas se juntem sem reclamar em todos os bilhões de esforços habilidosos e cooperativos necessários para te manter intacto e deixar você experimentar o supremamente prazeroso, mas geralmente menosprezado, estado conhecido como existência.

Por que os átomos se deram ao trabalho disso tudo é um enigma. Ser você pode não ser uma experiência muito gratificante quando se está em tamanho atômico. Por toda a atenção devotada deles, seus átomos não se importam com você – na verdade, eles nem sabem que você está aí. Eles são partículas sem mentes e, portanto, nem mesmo estão vivos. (É um pensamento um tanto impressionante que se você pudesse se desfazer com uma pinça, um átomo de cada vez, você seria um montículo de poeira atômica, nenhum deles jamais foi vivo, mas todos eles foram uma vez você). E mesmo assim, pelo período da sua existência, tudo que farão será manifestar um único impulso incontrolável: manter você você.

A má notícia é que os átomos são inconstantes e seu tempo de devoção é breve-breve de fato. Até mesmo uma longa vida humana soma somente 650.000 horas. E quando essa modesta ‘milhagem’ passar como um raio, ou em qualquer outro ponto próximo disso, por razões desconhecidas seus átomos te desligarão, se desassociarão silenciosamente, e então irão para outras coisas. E isso foi o que você teve por direito.

É tudo absolutamente estranho, porque os átomos que tão livre e simpaticamente uniram forças para formar coisas vivas na Terra são exatamente os mesmos átomos que se negam a fazê-lo em qualquer outro lugar. Qualquer outra coisa que possa ser, no aspecto da química, a vida é curiosamente mundana: carbono, hidrogênio, oxigênio, e nitrogênio, um pouco de cálcio, um punhado de enxofre, uma pitadinha de quaisquer outros elementos comuns – nada que não possa encontrar em uma farmácia comum – e isso é tudo que você precisa. A única coisa especial sobre os átomos que fazem você é que eles fazem você. Isso é, certamente, o milagre da vida.

3 comentários:

Anônimo disse...

vc ta vendo muito Full Metal Alchemist hauhauhuha mas ta otimo o texto, vc ta escrevendo muito bem, como sempre. :)

Domingos disse...

Domingos disse...
belíssimo texto querido,fiquei impressionado com tanto conhecimento parabéns .

lidiane disse...

seu texto é ótimo e nos faz pensar no que somos e no que seremos.